Reparo em MagSafe 1 e 2 Apple. É interessante reparar, comprar outro original ou paralelo?

Desde alguns anos vemos o conceito “menos é mais” ser implantado em nossas vidas, seja profissional ou pessoal, até mesmo entrelaçando as duas. Trabalhávamos em grandes escritórios com máquinas enormes estruturas assustadoramente grandes e muita burocracia embarcada. Com a chegada da internet e com ela, novas tecnologias e formas de pensar, criamos novos hábitos, formas de agir e até mesmo, profissões.

A mais tempo as empresas de tecnologia estão adotando esse conceito na criação de seus equipamentos e a pioneira, Apple, tem seus laptops como os queridinhos por programadores, fotógrafos, editores de músicas, vídeos, conteúdos web, entre outros.

Um grande problema que temos com essas maravilhosas máquinas é quando há o desgaste do cabo de carregamento do MagSafe. Seja por passarmos a rodinha da cadeira por cima, por esticar em demasia, por acondicionar de forma errada ou até mesmo por um constante uso, acabamos danificando o fornecedor de energia de nossas ferramentas.

Em nossa empresa, atendemos diariamente várias pessoas com o problema mencionado e elas sempre tem algumas dúvidas, por isso, resolvi criar esse conteúdo para sanar tais questões e deixar vocês um pouco mais confortáveis referente ao assunto.

Reparo em MagSafe 1 e 2 Apple.

O reparo (troca) do cabo MagSafe 1 ou 2 consiste em abrir a fonte de energia para termos acesso ao ponto onde o cabo é soldado no circuito e assim, realizar a substituição do mesmo.

Muitos clientes nos questionam sobre custo / beneficio de tal reparo uma vez que encontra-se no mercado fontes “alternativas” com um custo bem abaixo dos originais Apple Gadgets. Aí você me questiona: “E eles não tem razão? Se existe tal opção, por que reparar um MagSafe usado, arranhado, sujo e desgastado (externamente dizendo, claro…)?” Pessoal, irei mostrar abaixo mais algumas informações sobre esses equipamentos e assim poderemos tirar nossas conclusões.

O custo do reparo de um MagSafe Original normalmente é a metade do valor de um novo Original. Carregadores paralelos custam na faixa de 1/3 do valor. Mais uma vez vem em nossas mentes a máxima do “custo / benefício”.

Diferenças entre MagSafe Original e Carregador Paralelo.

Existem no mercado várias opções, marcas e valores de carregadores paralelos, deixando o consumidor ainda mais em dúvida. Abaixo mencionarei algumas dessas diferenças e características para ajudar em nossa tomada de decisão.

A esquerda, vemos o circuito de um MagSafe Original e a direita, um carregador paralelo vendido no mercado. O MagSafe Original, além de vários processos seguros em seu circuito, para assegurar a integridade de seu equipamento Apple, existe nele o chip programado para suprir as necessidades dos equipamentos e assim, a chance de você ter um problema com sua máquina no quesito fornecimento de energia é praticamente zero. A direita, percebemos o porque tal carregador custa 1/3 do preço (ele tem 1/3 de componentes em seu circuito impresso, rs…). Deixando o sarcasmo de lado, vamos voltar ao ponto. Esse tipo de carregador pode suprir a necessidade de fornecer a energia necessária para que seu MacBook funcione bem, mas seu uso pode causar vários danos, são eles:

Curto circuito no jack de alimentação do MacBook
Curto circuito na área de carga da placa principal
Curto circuito na área do circuito SMC
Curto circuito e até mesmo queima do carregador paralelo
Danos na rede elétrica de sua residência ou local de trabalho

Conclusão:

Acredito que após essas explicações plausíveis, convenci você a reparar o cabo ou até mesmo o circuito de seu MagSafe Original ou até mesmo comprar um outro, mas NUNCA comprar um carregador paralelo uma vez que vale outra máxima que aqui se aplica: “O barato que sai caro!”.

Gostou do artigo? Compartilhe:

Nossos Apoiadores:

Mais recentes: